sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Eu Nasci Além dos Mares

"Eu nasci além dos mares:


Os meus lares.
Meus amores ficaram lá!
- Onde canta nos retiros,
Seus suspiros,
Suspiros o sabiá!

Oh! Que céu, que terra aquela,
Rica e bela.
Como o céu de claro anil!
Que seiva, que luz, que galas,
Não exalas,
Naõ exalas, meu Brasil!

Oh! Que saudades tamanhas
Das montanhas,
Daqueles campos natais!
Que se mira,
Que se mira nos cristais!
Não amo a terra do exílio
Sou bom filho,
Quero a pátria, o meu país,
Quero a terra das mangueiras
E as palmeiras
E as palmeiras tão gentis!

Como a ave dos palmares
Pelos ares
Fugindo do caçador
Eu vivo longe do ninho;
Sem carinho
Sem carinho e sem amor
Debalde eu olho e procuro...
Tudo escuro
Só vejo em roda de mim!
Falta a luz do lar paterno
Doce e terno,
Doce eterno para mim.

Distante do solo amado
-Desterrado-
A vida não é feliz.
Quem me dera,
Quem me dera o meu país!"

(Casimiro de Abreu - Releitura da "Canção do Exílio")

Nenhum comentário:

Postar um comentário